sábado, 3 de abril de 2010

Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Propriedade/Autoria: Victor Photography

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário localizada no antigo "Largo do Rosário" mais tarde "Praça da Inconfidência" hoje Praça Dom Silvério, foi construída em 1774 pelos negros escravos.
Tosca e muito modesta lavrada em estilo colonial, é a capela construida de alvenaria. Não tem esta Igrejinha traço algum de beleza artística, antes revela a pobreza dos que devotadamente a edificaram, Deus o sabe, com que amargas tribulações e duros sacrifícios.
A torre que ocupa a frontaria da capela, planejada em 1856, só foi erigida em 1894, posto que represente um esforço de tão boa vontade dos que a edificaram, é um erro artístico porque a torre, tal como está, não embelezou o modesto templo do Rosário. Basta reparar que a capela colonial tem duas sacadas à antiga, na parede frontal, em comunicação interna com o coro. Ora, a torre de 1894 edificou-se oprimindo grotescamente as duas sacadas de velho estilo, que ficaram prejudicadas em seu gosto relativo.
Uma cruz enorme de dois metros de comprimento, toda lavrada em uma só pedra inteiriça, dominou outrora o frontal do templo, quando não existia a torre. Só em 1919 foi ela descida e colocada ao lado direito de quem entra na velha capela.

Fonte: Barbacena 200 anos de Altair José Savassi.


Clique na foto para ampliá-la.


Attention we authorize to copy this photo, however the property or authorship of the same one must be cited that it is informed below of the photo.
--
Atenção autorizamos copiar esta foto, porém deve ser citada a propriedade ou autoria da mesma que é informada abaixo da foto.

2 comentários:

  1. Acho que seu interior apresenta sim uma grande beleza artística. O Altar-mor revela um esplendor barroco belíssimo, em conjunto com a riquíssima imagem. Também suas paredes revelam um belíssimo afresco em total harmonia com a tonalidade do altar.

    ResponderExcluir
  2. Fui criado proximo a Igreja do Rosario, frequentei o catecismo neste templo e sua beleza singela arquitetonica preserva em suas paredes, fatos e relatos historicos de nossa cidade.

    ResponderExcluir

Se não tiver conta do Google, comente como anônimo e se quiser inclua seu nome abaixo do que escrever. Participe, critique nosso trabalho.

Comente sobre as imagens que viu, elogie ou faça sua crítica construtiva.
Nós agradecemos sua visita. Volte sempre e ajude-nos a divulgar nosso Blog.
Imagens de Barbacena foi criado exclusivamente para divulgar nossa cidade. Participe!