sexta-feira, 15 de agosto de 2008

EPCAR - BARBACENA















Propriedade/Autoria: J.Faria
Clique na foto para ampliá-la.
Escola Preparatória de Cadetes do Ar, "Nascente do Poder Aéreo". Ao fundo à esquerda a Matriz do Divino Espírito Santo.

Attention we authorize to copy this photo, however the property or authorship of the same one must be cited that it is informed below of the photo.
--
Atenção autorizamos copiar esta foto, porém deve ser citada a propriedade ou autoria da mesma que é informada abaixo da foto.

7 comentários:

  1. Muita bonita nossa BQ. Lembraças dos velhos tempos da década de 60. Belas recordações. De Hélio Queiroz, Sky Blue Turismo.. hotelpesca@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eii, Por que voces falão ''BQ'' ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BQ VEM DA DESIGNAÇÃO DA LOCALIDADE NO AIP "AIR INFORMATION PUBLICATION" ,ANTIGO, É UMA CODIFICAÇÃO SBBQ COMUM A TODOS OS AERÓDROMOS E/OU AEROPORTOS DO BRASIL (DUAS PRIMEIRAS LETRAS SB, SIGNIFICAM AERÓDROMO NO BRASIL E BQ ,O DE BARBACENA)

      Excluir
  3. Prezado visitante, a "expressão" BQ vem de um carinhosa maneira criada pela escritora barbacenense Ines Piacesi de denominar a cidade que ela tanto amou, e significa Barbacena Querida. A população incorporou as duas letras como uma "abreviação" do nome da cidade e hoje todos os barbacenenses de uma maneira ou outra se referem à cidade desta maneira. Existem outras formas de explicar esse "apelido" da cidade (http://www.aepcar.org.br/cronicas/o_que_significa_bq.htm) mas creio que a correta é a acima descrita.
    A denominação é tão arraigada que hoje já existe até um Shopping na cidade que se chama BQ Shopping (http://www.bqshopping.com.br/index.php) além de outras casas comerciais (Supermercado BQ, por exemplo).

    ResponderExcluir
  4. REALMENTE, EU NÃO SABIA QUE BQ ERA "BARBACENA QUERIDA" . O QUE EU SABIA (E MUITOS PRECADETES TB) ERA QUE AS LETRAS B E Q TRANSMITIDAS EM MORSE PELA ESTAÇÃO RÁDIO DA FAB,SITUADA NA EPCAR
    IDENTIFICAVAM O "FIXO" DE POSIÇÃO DA ANTIGA AEROVIA VERDE TRÊS, DO RIO A BRASÍLIA, VIA BH E BQ.
    MAS É MUITO VÁLIDA E FELIZ ESSA MANEIRA DE INES PIACESI, INDEPENDENTE DE QUEM "NOMEOU" PRIMEIRO. O QUE IMPORTA MESMO E DAMOS OS PARABÉNS À IDÉIA, É O AMOR QUE TEMOS POR ESSA
    PEQUENA G R A N D E CIDADE ONDE VIVEMOS NOSSA ADOLESCÊNCIA, BERÇO DE MUITOS PRIMEIROS AMORES E DE NOSSOS SONHOS DE VÔO-NEM SEMPRE REALIZADOS!
    BARBACENA QUERIDA SIM...!!! VOLTO SEMPRE QUE POSSO!!!!
    DE UM EX-ALUNO DA EPCAR,TURMA 1966

    ResponderExcluir
  5. TRÊS ANOS DE ADOLESCÊNCIA MARCAM MUITO A VIDA DE QQ UM! TIVE A FELICIDADE DE PODER VIVER ESSES ANOS NUM SONHO DE LUGAR : BARBACENA, CIDADE DAS ROSAS,PRINCESA DOS CAMPOS!
    PENA FOI QUE NÃO PUDE DESFRUTAR MAIS, O REGIME DE INTERNATO DA MINHA EPCAR NÃO PERMITIA
    SAIR COMO EU QUERIA! MUITAS VEZES TENHO VOLTADO À NOSSA BARBACENA QUERIDA, COMO INTITULOU A INES PIACESI, JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE NÃO VOU ATÉ AI (ÚLTIMA 2009)... TENHO SAUDADES...IREI ASSIM QUE PUDER! AS IMAGENS POSTADAS SÃO MUITO BOAS, MOSTRAM UMA CIDADE BONITA COMO SEMPRE, ONDE CONSTRUÇÕES ANTIGAS ESTÃO MESCLADAS COM PRÉDIOS MODERNOS.
    SER UM MULTIPLICADOR DO BLOG É UM PRAZER E APOIAREI SEMPRE O QUE ENALTECER BARBACENA!!!
    NÃO SOU O ÚNICO! GERAÇÕES DE ALUNOS, DA EPCAR, DA DIAULAS ABREU (HOJE IFESUDESTE) E DE OUTRAS, AMAM BQ!
    (A) EX PRECADETE 66-89 ROBERTO (LUDOVICO) EPCAR (1966 A 1968)

    ResponderExcluir
  6. Um grande orgulho pra nós barbacenenses termos tantos ex-alunos da Epcar ou do Diaulas Abreu, como menciona José Roberto, que amam nossa Barbacena.
    Agradecemos não só sua visita, mas sua intenção de divulgar nosso espaço e principalmente agradecemos seu carinho para com a nossa cidade.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Se não tiver conta do Google, comente como anônimo e se quiser inclua seu nome abaixo do que escrever. Participe, critique nosso trabalho.

Comente sobre as imagens que viu, elogie ou faça sua crítica construtiva.
Nós agradecemos sua visita. Volte sempre e ajude-nos a divulgar nosso Blog.
Imagens de Barbacena foi criado exclusivamente para divulgar nossa cidade. Participe!